Fale connosco
+351 252 310 714
(Chamada para rede fixa nacional)
+351 910 085 161
(Chamada para rede móvel nacional)
geral@leilon.pt
Rua Camilo Castelo Branco, 45
4760 – 127 Vila Nova de Famalicão
20 de Março 2023
A eficiência energética e a sustentabilidade são temas que estão na ordem do dia. Importa saber, então, como é possível manter a casa aquecida e livre de humidades, que teimam em aparecer em todas as divisões da habitação devido ao frio. Mas de forma poupada, ou seja, tentando gastar pouco dinheiro, até porque vivem-se tempos de contenção. Neste artigo, explicamos-te como é possível pôr mãos à obra de forma a que te possas sentir mais confortável na tua própria casa.
As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia, a par da melhoria no conforto térmico da casa, são temas que marcam a ordem do dia, no atual contexto de altos preços das casas, inflação elevada, subida das taxas de juro, perda do poder de compra e crise energética. Para ajudar os consumidores a garantir os seus direitos e melhorar as condições de vida, a Deco lançou o Balcão da Habitação e Energia, em parceria com os municípios, prestando apoio gratuito. O idealista/news aliou-se a esta iniciativa e dá a informação que precisas para melhorar a tua qualidade de vida e o teu orçamento.
*Neste artigo preparado pela Deco para o idealista/news, o 14º e último elaborado no âmbito da parceria, falamos sobre a importância de manter a casa aquecida e damos algumas dicas de como é possível fazê-lo de forma económica e amiga do ambiente. Toma nota.
Estamos a atravessar mais uma vaga de frio em todo o país. O que posso fazer, como medidas de baixo custo e de eficiência energética, para manter a casa aquecida e protegida da humidade?
Sem gastares muito dinheiro, usando materiais comuns e que não obrigam a conhecimento técnico, aconselhamos-te a arregaçar as mangas e a dar largas ao teu talento em bricolage.
Em primeiro lugar, investiga se em casa existem infiltrações de ar. Sentes correntes de ar, tens algumas divisões da casa especialmente frias (e no verão quentes!), detetas sinais visíveis de bolor ou manchas de condensação? Sim? Está na hora de colocar o plano de reparações no terreno!
Procura no mercado os materiais que podes utilizar para reparar essas infiltrações: fita de calafetagem, vedantes e juntas de espuma. Encontrá-los-ás em qualquer loja de bricolagem ou materiais de construção.
Substituindo as fitas de vedação gastas e/ou aplicando novos materiais, como fita de calafetagem, nos lados interiores da janela ou no caixilho da porta eliminarás as correntes de ar. Depois disso, faz o teste com uma folha de papel para avaliar se o fizeste corretamente ou se precisas de aplicar algum material adicional.
Na tua avaliação das divisões da casa, se tiveres descoberto pequenos espaços entre os materiais de construção, por exemplo, entre as paredes (exteriores) e os caixilhos das janelas ou portas, as tábuas de base e afins, podes aplicar dois tipos de vedantes nas fendas: vedante de silicone ou espuma de pulverização. Podes sempre solicitar o apoio da equipa da loja em que efetuares as tuas compras.
Se as correntes de ar da tua casa forem provenientes de tomadas elétricas tens uma solução igualmente fácil de executar. Basta retirar a chapa de cobertura e verificar o que está por detrás dela. Caso existam aberturas, experimenta aplicar uma junta de espuma para vedar a fuga.
Com estas reparações, certamente sentir-te-ás mais confortável em casa. Para a aqueceres e manteres dessa forma, deixamos-te algumas dicas:
Não te esqueças de consultar a etiqueta energética no momento da escolha e compra dos aparelhos de aquecimento.
Vem ter connosco ao Balcão de Habitação & Energia, podemos ajudar-te a encontrar as melhores soluções de aquecimento, eficiente e com menor custo.
E no teu município existe o balcão? Informa-te e solicita este serviço!