Fale connosco
+351 252 310 714
(Chamada para rede fixa nacional)
+351 910 085 161
(Chamada para rede móvel nacional)
geral@leilon.pt
Rua Camilo Castelo Branco, 45
4760 – 127 Vila Nova de Famalicão
15 de Janeiro 2025
Crise habitacional: Cenário atual e os desafios persistentes
Nos últimos anos, o mercado habitacional português registou uma escalada significativa nos preços de venda e arrendamento. Mesmo com a implementação de pacotes legislativos, a oferta continua insuficiente para atender à procura. Em 2024, o mercado foi marcado por:
Segundo estudos, Portugal mantém-se entre os países europeus com maior dificuldade de acesso à habitação, um reflexo de políticas ineficazes e de uma procura crescente em contraste com uma oferta limitada.
O que esperar do mercado habitacional em 2025?
Os especialistas antecipam que 2025 será um ano de desafios estruturais, com alguns avanços pontuais.
1. Preços elevados e estabilização limitada
2. Mais construção, mas nem sempre acessível
3. Medidas governamentais de impacto incerto
4. Desigualdade social e fenómenos emergentes
Além disso, os especialistas criticam a falta de envolvimento do Estado na gestão de património público e na promoção de habitação acessível:
Então, o ano de 2025 será marcado por desafios estruturais no setor habitacional em Portugal. Embora haja sinais de aumento na oferta, os preços elevados, a falta de acessibilidade e as desigualdades sociais continuarão a dominar o panorama. Pelo que, medidas mais abrangentes e reguladoras serão essenciais para evitar que a crise habitacional se transforme num problema ainda mais profundo e persistente.
Preços altos na habitação não implicam diretamente propostas de crédito habitação altas também: Com os intermediários de crédito do Poupança no Minuto consegue ter acesso à melhor solução do mercado, num processo que trata de tudo por si e sem qualquer custo.